Confira 6 dicas para ter sucesso com sua franquia



Muitas pessoas que desejam empreender encontram no modelo de franchising uma boa opção para iniciar essa trajetória. Muitos, inclusive, continuam nessa jornada por vários anos, afinal, descobrem que é um excelente modelo de negócios. E você, está em busca de conhecer boas dicas para ter sucesso com franquias?


Então você está no lugar certo!


Abaixo, listamos sugestões que podem te ajudar muito na hora de abrir, gerir e manter uma franquia bem sucedida. Acompanhe!


6 dicas para ter sucesso com franquias


1. Estude bem para escolher um negócio com o qual você se identifique

Uma das grandes, se não a maior vantagem de trabalhar com o modelo de franquias é que você irá atuar com uma marca que já existe e é consolidada no mercado. E é sempre bom relembrar que existem inúmeras opções de franquias no mercado.


Por isso, dentre as nossas dicas para ter sucesso com franquias, a primeira é: opte por uma marca que você goste e se identifique.


Pesquise sobre o negócio e, se possível, compre o produto e/ou serviço como cliente antes de efetivamente decidir abrir a sua franquia daquela marca.


Conhecer bem o empreendimento é uma das chaves para o seu sucesso. Além disso, é claro, busque uma franquia do segmento que você já gosta de antemão.


Se você é ligado ao segmento de beleza e estética, talvez um salão de beleza seja uma opção. Já se prefere trabalhar com comida, restaurantes e cafeterias podem ser uma boa escolha.

2. Entenda como funciona o sistema de franquias

Outra das nossas dicas para ter sucesso com franquias está relacionada com o conhecimento técnico desse sistema.


Conforme já citamos anteriormente, investir em uma franquia é uma excelente maneira de começar a empreender. Entretanto, também existem regras que precisam ser seguidas para você poder abrir a sua loja.


Assim sendo, é importante entender a estrutura da rede de franquias e os processos que fazem com que a marca funcione bem. Entenda qual é o seu papel enquanto franqueado, respeite as regras da franqueadora e, também, busque ser parceiro de outros franqueados.


Essa parceria entre todos é importante, afinal, o objetivo de todos é o mesmo: fazer a marca ser cada vez mais consolidada e crescer. O sucesso de um franqueado é o sucesso de todos.


3. Busque capacitação constante

O comportamento do consumidor está em constante mudança. Além disso, novas ferramentas e tecnologias estão sempre surgindo, assim como novos produtos podem passar a fazer parte do leque de produtos/serviços oferecidos pela marca.


Por isso, é essencial garantir que você e todo o seu time estejam sempre em busca de melhorias, fazendo treinamentos e reciclagens. Contar com uma equipe engajada, em que cada profissional entende a importância do seu papel para o dia a dia da operação, é muito importante para o sucesso de todo e qualquer negócio. Não poderia ser diferente tratando-se de franquias.


4. Seja um líder e esteja presente no dia a dia da operação

Ao citar as dicas para ter sucesso com franquias, não poderíamos deixar essa de fora.


Por mais que você tenha um time excelente, engajado, bem treinado e pró-ativo, é muito importante que você esteja presente no dia a dia da sua franquia e atue como um bom líder para os seus colaboradores.



Seja um exemplo a ser seguido pelos profissionais da sua franquia, esteja em contato com os seus clientes e demonstre o seu interesse em fazer o seu negócio dar certo.


Ademais, a sua presença é ainda mais significativa nos primeiros meses da operação, quando pode ser essencial fazer um gerenciamento da loja mais de perto.


5. Busque parceria, absorva conhecimento e se inspire em outros franqueados

Outra grande vantagem de abrir uma franquia é que já existem outros franqueados dessa marca. E, provavelmente, alguns deles são muito bem sucedidos, cheios de boas ideias e ensinamentos para compartilhar com você.


Por isso, dentre as dicas para ter sucesso com franquias, destaque para a humildade que você deve ter para se espelhar e se inspirar em outros franqueados de sucesso.


Aproveite as oportunidades que você tiver para tirar dúvidas sobre gerenciamento de crises, estratégias de vendas, dicas para atender melhor os clientes, bons treinamentos para fazer com seus colaboradores, entre outros.


Além de buscar parceria com outros franqueados de sucesso, não hesite em manter um contato próximo com o suporte da franqueadora, mostrando o seu interesse na marca. Busque sempre mais informações sobre novidades, tendências e maneiras de aperfeiçoar os seus processos.


6. Dedique-se para ter uma excelente operação

Apesar de o sistema de franquias oferecer grandes benefícios e ser mais seguro do que abrir uma empresa do zero, ele também exige dedicação para que o sucesso seja alcançado e mantido - assim como qualquer negócio.


Por isso, é importante que os franqueados, além de seguirem as regras e diretrizes estabelecidas pela franqueadora, também se preocupem em fazer uma boa gestão e administração do dia a dia da operação. É esse cuidado diário que irá garantir o sucesso e o crescimento da franquia.


Agora você já conhece ótimas dicas para ter sucesso com franquias!

Conhecendo e colocando em prática essas dicas para ter sucesso com franquias, você terá muito mais chances de fazer o seu negócio decolar de vez.


E por fim, mas não menos importante, se você está em busca de uma boa opção de franquia para abrir e tem interesse na área de cafeterias e doces, Cookie Stories pode ser uma boa sugestão para você conhecer e investir.


Em franco crescimento, a marca conta com quatro lojas muito bem estabelecidas em Curitiba e está preparada para um processo de expansão. Ficou interessado? Então aproveite para visitar o site da marca, conhecê-la melhor e colocar em prática as nossas dicas para ter sucesso com franquias!


Referências: TopWay School, Sua franquia, Acqio.

5 visualizações0 comentário
penta_3.png

voltar