5 vantagens de investir em uma franquia



Está pensando em abrir um negócio próprio? E então, já pesquisou sobre a possibilidade de apostar em uma franquia? Se ainda está com dúvidas, confira abaixo quais as vantagens em investir em franquia e veja como essa pode ser uma excelente opção para tirar o sonho do “próprio negócio” do papel e conquistar resultados excelentes em pouco tempo!


Os desafios do próprio negócio


Primeiramente, antes de falar quais as vantagens em investir em franquia, vamos citar alguns pontos que ajudam a compreender os motivos que fazem com que criar o seu negócio do zero seja mais complicado. Para isso, vamos utilizar dados:

  • De acordo com o Valor Econômico, a maioria das empresas no país não dura 10 anos. Ainda, a cada cinco empresas, uma fecha após um ano de abertura. Ainda, conforme o Estadão, de 100 empresas abertas do zero, 23 delas fecham as portas antes de completar dois anos de operação. Isso corresponde a mais de 20% de insucesso

  • Entretanto, tratando-se de franquias, o cenário muda. De acordo com o Portal do Franchising, o franchising brasileiro nunca registrou recuo em toda a sua história. Ainda, a cada 100 franquias que abrem no Brasil, apenas cinco vêm a fechar suas portas no período de dois anos. Isso corresponde a 5% de insucesso.

Isso acontece porque, ao criar um negócio próprio, apesar de o empreendedor ter toda a liberdade de tomar suas decisões e desenvolver sua marca, ele também precisará definir questões relacionadas ao:

  • Ponto de vendas;

  • O que vender;

  • Por quanto vender;

  • Quem será o público;

  • Como fazer para vender aos produtos, entre outros.

Ou seja, é de total responsabilidade do empresário ter a ideia, desenvolvê-la com sucesso e promover ações de marketing para lançá-la no mercado.


Ainda, ele precisa definir o perfil de público, escolher os canais e pontos de venda, e, é claro, buscar informações de cunho burocrático, que envolvem legislação, características do mercado em que vai atuar, entre outros.



Ao falarmos das franquias, vários desses pontos - que podem ser complicados de lidar - não são problema.


Entendendo brevemente o sistema de franquias


De maneira resumida, a franquia é uma nova unidade de uma empresa que já existe. Essa nova unidade carrega consigo o mesmo nome da rede original, além de oferecer os mesmos serviços e produtos.


Neste modelo de negócio, a empresa (franqueadora), concede a outros empresários (franqueados) o direito de uso da sua marca. Para isso, ela oferece todo o suporte necessário para o sucesso da franquia.


Ou seja, fornece treinamentos contínuos, orientação para instalação e operação da franquia, manuais sobre como manter o padrão exigido pela franqueadora, entre outros. E quais as vantagens em investir em franquia? Você verá abaixo.


Quais as vantagens em investir em franquia? Veja 5 delas e surpreenda-se!


1. A marca já foi testada, aprovada e está fazendo sucesso!


Ao falar sobre quais as vantagens em investir em franquia, é impossível não citar esse benefício em primeiro lugar. Afinal, ao abrir uma franquia, você sabe que está investindo em uma marca que já existe, já tem credibilidade, já tem clientes, já tem uma linha de comunicação definida, já tem a precificação exata dos produtos, etc.


Assim, não é necessário criar do zero um plano de negócios. Você receberá em suas mãos um manual completo para o sucesso.


Não é possível dizer que a chance de fracasso é zero. Entretanto, a chance de uma franquia fazer sucesso é muito maior quando comparada com negócios criados do zero - conforme já abordamos anteriormente por meio de dados.


E isso acontece devido à padronização e à consistência. Pense em grandes redes de franquias. O McDonald's, por exemplo, são mestres na arte da padronização. Em qualquer lugar do mundo, você saberá o que irá encontrar ao adentrar em um McDonald’s, seja ele recém inaugurado ou aberto há mais de 20 anos.


E é isso o que o modelo de franquias traz: a segurança de trabalhar com uma marca que já faz sucesso.


2. Suporte completo da franqueadora


Outro ponto extremamente positivo de apostar no modelo de franquias é contar com o apoio de quem já tem sucesso no mercado. Lembre-se de que é interessante para a franqueadora que a sua loja faça sucesso - afinal, você está carregando a marca dela no seu negócio.


Por isso, ela não hesitará em fornecer treinamentos contínuos e assistência direta para os franqueados. Assim, a franquia acaba sendo uma verdadeira escola de negócios para novos empreendedores. Basta saber como aproveitar bem todas as oportunidades!


Lembre-se de que abrir um negócio do zero exige um conhecimento/know how de diversas áreas. Desde gestão de pessoas, passando pela gestão de caixa, marketing, domínio da parte jurídica e, é claro, experiência no setor.


Assim sendo, se você não domina essas áreas, abrir uma franquia torna-se uma opção ainda mais viável para você. Afinal, com ela, você terá acesso a uma rede de profissionais especializados e qualificados, prontos para ajudar a fazer o seu negócio dar certo e crescer.


3. Participação em uma rede - que facilita negociações e networking


Abrir uma franquia significa que você fará parte de uma rede de negócios formada por profissionais experientes e com credibilidade. Dessa forma, terá um maior poder de negociação com indústria/fornecedores, poderá trocar experiências com outros empreendedores e, também, garantirá uma maior presença no mercado.


Afinal, lembre-se sempre de que você carregará consigo uma marca que já existe, já é conhecida e aprovada pelo público.


4. Já ter um público fiel, que procura a marca


Ainda falando sobre quais as vantagens em investir em franquia, com certeza essa também é de extrema importância. Afinal, pense:


Se você criar um negócio do zero, ainda não terá clientes. Ou seja, será necessário construir toda uma base de consumidores. E isso leva tempo, investimento e muito conhecimento na área.


Entretanto, ao investir em uma franquia, no momento em que você abrir as portas, já terá clientes que gostam da sua marca e estão esperando ansiosamente para conhecer a sua loja.


5. Marketing profissional


Outra vantagem de apostar nas franquias é contar com um suporte de marketing completo para a sua loja. Como já falamos anteriormente, é importante para a franqueadora que a sua loja obtenha sucesso. E o marketing profissional e bem feito é fator essencial para isso.


Por isso, é comum que a franqueadora auxilie na divulgação e na conquista de novos consumidores para o seu negócio. Em alguns casos, a franqueadora já bola toda a estratégia de divulgação para o seu varejo, sendo necessário fazer poucos ajustes de comunicação e marketing.


É hora de encontrar a sua franquia ideal!


Agora que você entendeu um pouco mais sobre as vantagens de investir em uma franquia, que tal abrir a sua e tirar do papel o sonho de abrir um negócio?


Se está procurando por opções, a Cookie Stories pode ser uma boa sugestão. Em franco crescimento, a marca conta com quatro lojas muito bem estabelecidas em Curitiba e está preparada para um processo de expansão.


Ficou interessado? Então aproveite para visitar o site da marca e conhecê-la melhor!


13 visualizações0 comentário
penta_3.png

voltar