top of page

Saiba como reduzir os custos na cafeteria



Conhecer algumas dicas para saber como reduzir custos na cafeteria é sempre de bom grado, não é mesmo? Afinal, se o empreendedor identificar a existência de gastos desnecessários na sua loja e desenvolver boas estratégias para minimizá-los, poderá ter um maior volume de caixa ao fim do mês.


Ademais, sabemos que um dos fatores primordiais que garantem o sucesso de uma empresa a longo prazo é o controle financeiro consciente. E, também, sabemos que esse é um dos maiores desafios de qualquer empreendimento.


Por isso, estamos aqui para ajudar. Abaixo, preparamos boas dicas que vão te ensinar como reduzir custos na cafeteria e, assim, fazer uma melhor gestão da sua loja. Acompanhe!


Como reduzir custos na cafeteria? Veja 5 dicas para aplicar na sua loja!


1. Busque formas de diminuir os valores dos custos recorrentes (internet, telefonia, água e energia)

É claro que existem custos na sua cafeteria que não poderão ser cortados. Entretanto, há uma grande possibilidade de reduzi-los.


Aqui, estamos falando principalmente dos gastos relacionados à internet, energia, telefonia e água. Assim sendo, para saber como reduzir os custos na cafeteria, comece buscando formas de diminuir os gastos com essas contas recorrentes.


Para isso, algumas ações que você pode implementar na sua loja são:


Para diminuir o gasto com energia

Aposte no uso da iluminação natural durante o dia, mantendo as cortinas abertas e deixando a luz do sol entrar. Quando for necessário acender as luzes da sua loja, invista em lâmpadas que consomem menos energia, como as de LED.


Também, lembre-se de desligar aparelhos quando não estiverem sendo usados e de apagar a luz de ambientes que estão desocupados.


Para diminuir o gasto com água

Primeiramente, lembre-se de que economizar água, além de ser bom para o seu bolso, também será algo valioso para o meio ambiente! Assim sendo, relembre os seus colaboradores de fecharem a torneira enquanto utilizarem o detergente na higienização das louças, por exemplo. Também, coloque as louças de em uma bacia com água sanitária antes de levá-las para a pia.


Para diminuir o gasto com internet e telefonia

Busque em diversas operadoras até encontrar o plano mais econômico e eficiente de telefonia e internet para o seu negócio. Faça orçamentos variados, negocie e de tempos em tempos verifique se o seu contrato não está obsoleto.


As empresas do ramo estão frequentemente oferecendo novas condições e planos. Garanta que você esteja utilizando um que faça sentido para a sua loja - e para o seu bolso.


2. Controle o seu estoque e faça boas escolhas nas suas compras

Outra dica importante para quem quer saber como reduzir os custos na cafeteria é: mantenha sempre o máximo controle no seu estoque.


Afinal, é a partir do conhecimento sobre o seu estoque que você poderá fazer melhores escolhas para comprar os insumos para o seu estabelecimento. Saiba quais são os itens de alta rotatividade e que não podem faltar, garanta que os produtos estejam no prazo de validade adequado e use esse conhecimento para negociar de forma mais adequada com os seus fornecedores.


Existem produtos de uma cafeteria, como o café em grão, por exemplo, que pode ser previamente negociado com o seu fornecedor para que ele faça entregas semanais na sua loja. Isso garante que você ofereça sempre produtos frescos para o seu cliente e, também, tanto você quanto o seu fornecedor consigam se planejar com antecedência sobre a quantidade de produtos que será adquirida pela sua cafeteria.


Lembre-se sempre de que o controle do seu estoque irá fazer com que você consiga planejar melhor as suas compras e evitar a perda de produtos.


3. Mantenha a sua equipe engajada e motivada

A rotatividade de profissionais é algo que deve ser evitada por aqueles que estão em busca de saber como reduzir custos na cafeteria. Por isso, é importante garantir que você conta com uma equipe motivada e feliz em trabalhar no seu estabelecimento.




Além de ser desgastante para toda a equipe, a contratação e demissão constante de funcionários é algo que pode pesar no seu bolso. Assim, para diminuir o turnover na sua cafeteria, busque sempre fazer contratações de pessoas que estejam adequadas com o fit cultural da sua loja e que tenham as habilidades necessárias para ocupar a vaga ofertada.


4. Faça manutenções preventivas

Muitas vezes, trocar um equipamento de cafeteria pode sair muito mais caro do que fazer manutenções preventivas e constantes no seu equipamento. Por isso, lembre-se de acrescentar essas manutenções na sua agenda e garantir que elas estejam sempre em dia.


Dessa forma, o especialista que irá verificar o maquinário pode encontrar pequenas falhas que podem ser corrigidas de prontidão e que, caso ele demorasse mais tempo para visitar a sua loja, poderiam se tornar um problema muito maior - e mais caro!


Além disso, as manutenções preventivas garantem que você sempre ofereça seus produtos na qualidade esperada, sem prejudicar o seu preparo.


5. Padronize os processos na sua cafeteria

Outra dica importante para reduzir os custos na sua loja é investir na padronização de processos. Esse cuidado faz com que sejam evitados desperdícios e que todos trabalhem de forma mais eficiente.


Cada profissional deve saber executar bem a sua função e saber o que fazer em cada situação na sua loja. Isso permite que o funcionamento da cafeteria seja otimizado, que o cliente tenha uma boa experiência no seu estabelecimento e, também, que você reduza gastos na gestão da sua loja.


Acreditamos que, seguindo essas dicas para saber como reduzir os custos na cafeteria, você terá um empreendimento muito mais funcional. Também, como você pôde observar, são necessárias pequenas mudanças que, juntas, poderão apresentar um grande impacto positivo na sua loja. Experimente colocá-las em prática e colha bons frutos!


Gostou das nossas dicas? Levamos elas a sério e sempre buscamos aplicá-las em todas as nossas lojas da Cookie Stories. Aproveitamos e convidamos você para visitar o nosso site e conhecer um pouco mais o nosso trabalho.


330 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
penta_3.png

voltar

bottom of page