Descubra 6 mitos sobre investimento em franquias



Para quem deseja empreender e abrir o seu próprio negócio, investir em uma franquia pode ser uma excelente opção. Mas... Você sabe quais são os principais mitos que rondam o setor de investimento em franquias?


Além disso, o que realmente é verdade e o que não faz parte do dia a dia dessa forma de negócios? Quais são as principais tarefas e regras que devem ser seguidas para administrar uma franquia?


São essas respostas (e muitas outras!) que preparamos para você. Confira abaixo alguns dos principais mitos relacionados ao investimento em franquias e esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto antes de se tornar um franqueado de sucesso.


6 mitos sobre o investimento em franquias


1. “Ter uma franquia de uma marca forte/conhecida é garantia de sucesso”

Essa afirmação é um dos maiores, se não o maior mito que envolve o investimento em franquias.


Abrir uma franquia de uma marca que já é querida pelo público é, sim, algo positivo. Entretanto, lembre-se de que esse formato de negócio também já traz consigo muita expectativa para o público.


Por isso, para garantir o sucesso da sua loja, é importante que você ofereça aquilo que os consumidores esperam da marca, tanto no que tange à qualidade dos serviços e produtos, quanto no atendimento, na decoração, organização e limpeza do estabelecimento, entre outros.


Sempre lembre-se de que abrir uma franquia conhecida é só o pontapé para o sucesso. É o dia a dia da operação que garante bons resultados para o seu negócio.


Assim, é essencial manter o padrão de qualidade em um nível altíssimo, garantindo que as expectativas dos clientes sejam superadas. Também, a sua franquia deve acompanhar as tendências e inovações de produtos e serviços de acordo com a marca, a fim de não tornar o seu empreendimento atrasado.


- Você também pode se interessar por: 5 vantagens de investir em uma franquia


2. “O investimento em franquias traz retorno financeiro rápido e garantido”

Sim, o investimento em franquias é um modelo de negócios mais seguro do que abrir uma empresa do zero. Entretanto, conforme falamos no tópico acima, a franquia não é uma certeza de sucesso.


Por isso, quem deseja empreender e abrir uma franquia deve sempre lembrar que, apesar de a marca não ter sido uma criação sua, a sua loja é, sim, de sua responsabilidade.


Também, saiba que o retorno financeiro pode até ser rápido, mas ele não é garantido. Ademais, para ter esse retorno, é fundamental garantir uma boa gestão e cuidado com a sua franquia.


- Para saber mais sobre o assunto, confira: Gestão Financeira para franquias: Confira 5 dicas incríveis!


3. “Uma franquia custa caro”

Mito! Existem inúmeras opções de franquias seguras que exigem um investimento financeiro de orçamento não tão alto. Pesquisando sobre o assunto, você provavelmente irá encontrar alguma marca que caiba no seu orçamento e esteja de acordo com o seu perfil.


Além disso, algumas empresas inclusive parcelam o investimento e, assim, ajudam o franqueado a ter a oportunidade de pagar uma quantia pré-estabelecida por mês.


Deixe de lado a ideia de que é necessário ter um capital inicial muito alto para se tornar empreendedor!


4. “Franqueados não precisam ter contato com o franqueador”

Esse é outro mito que envolve o setor de investimento em franquias. Afinal, é importante que o franqueado esteja em contato constante com o franqueador - e, também com outros franqueados!


Lembre-se de que é de grande interesse para o franqueador fazer com que a sua marca seja cada vez mais forte. Por isso, ele não irá se distanciar dos seus franqueados.


Além do apoio inicial, em que oferecerá manuais, guias, treinamentos e demais informações para fazer a sua franquia começar a funcionar, a franqueadora também pode estar presente em outros momentos.



Não é raro que existam palestras e convenções para os franqueados. Além disso, treinamentos constantes são marcados pelos franqueadores com o objetivo de estreitar o relacionamento e favorecer a troca de experiências entre seus franqueados.


Ainda, pode ocorrer da franqueadora exigir relatórios dos resultados da franquia e, ainda, organizar eventos de premiação para enaltecer as lojas que mais obtiveram sucesso.


Seja como for, a ideia de que “os franqueados não precisam ter contato com o franqueador” é um grande mito!


5. “Ao abrir uma franquia, vou trabalhar menos do que eu trabalharia ao começar uma empresa do zero”

Se você está pesquisando sobre o investimento em franquias e deseja se tornar um franqueado porque acredita que vai trabalhar menos do que você trabalharia ao abrir uma empresa do zero, sinto lhe dizer que você está com a motivação errada para abrir o seu negócio.


A franquia traz, sim, grandes vantagens ao empreendedor. É um modelo de negócios mais seguro e já traz consigo um manual para o empresário seguir, o que ajuda na abertura, administração e gestão do negócio.


Entretanto, abrir uma franquia não significa em hipótese nenhuma que o empreendedor irá trabalhar menos ou que poderá ser descuidado com o seu negócio.


O cuidado e a dedicação para alcançar o sucesso com a franquia deverá ser o mesmo que seria caso o empresário decidisse abrir uma empresa do zero. Entretanto, ao investir em uma franquia o empreendedor já tem um direcionamento de quais passos seguir para alcançar bons resultados com a loja.


6. “Abrir uma franquia é um negócio para qualquer pessoa”

Essa frase é um mito “em partes”. Primeiro porque sim, qualquer pessoa que deseja empreender pode optar por seguir o modelo de franquias. Entretanto, ressaltamos que essa forma de negócios pode não ser “para qualquer um” porque, ao abrir uma franquia, o empreendedor será, ao mesmo tempo, empregado e proprietário de um negócio.


Abrir uma franquia significa seguir regras que não precisariam ser seguidas caso o empreendedor abrisse a sua empresa do zero, por exemplo.


Ao mesmo tempo em que isso pode ser positivo para algumas pessoas, que veem as regras e orientações do franqueador como um guia a ser seguido para alcançar o sucesso, outras enxergam como uma limitação.


Assim, abrir uma franquia pode, sim, ser um formato de negócio para qualquer pessoa que deseja empreender. Entretanto, é necessário que essa pessoa esteja de acordo com as normas que regem esse sistema de negócios.


E você, agora que sabe mais sobre alguns dos principais mitos relacionados ao investimento em franquias, está preparado para empreender na área? Se sim, te convidamos a conhecer um pouco mais sobre a Cookie Stories. A marca já conta com quatro lojas em Curitiba e pode ser um excelente modelo de franquia para você iniciar a sua trajetória na área. Ficou interessado? Então visite o site da marca e a conheça melhor!


Referências: Acqio, Casa do Construtor

5 visualizações0 comentário
penta_3.png

voltar