Gestão Financeira para franquias: Confira 5 dicas incríveis!



Você sabe como fazer a gestão financeira para franquias? Se você tem o desejo de abrir o seu negócio, é importante prestar atenção neste tópico. Afinal, não é de hoje que investir em uma franquia se tornou uma excelente opção para quem quer empreender e abrir o seu próprio estabelecimento com mais segurança e certeza de sucesso.


Entretanto, para ter sucesso na área, é importante, dentre outros cuidados, saber como fazer uma boa gestão financeira para franquias. Afinal, é esse cuidado que fará com que o seu empreendimento termine cada mês no "verdinho''. Ou seja, com dinheiro em caixa.


E é para te mostrar de forma prática o que é a gestão financeira e dar boas dicas para você tê-la sempre sob controle que preparamos este texto. Acompanhe!


O que é gestão financeira?


A gestão financeira, de forma resumida, é a união de conceitos e estratégias que englobam o controle de recursos de um negócio.


A gestão financeira é quem rege o planejamento, execução e reestruturação das ações ações que visam diagnosticar a saúde financeira da empresa e otimizar as suas despesas. Ou seja: ela é fundamental para garantir que um negócio seja efetivamente bem sucedido.


A gestão financeira permite que o empreendedor compreenda o seu cenário empresarial, verificando se o seu negócio está gerando lucro ou prejuízo. E é a partir desse conhecimento que é possível traçar estratégias mais assertivas para melhorar os resultados do empreendimento. Por isso ela é tão importante.


A gestão não se resume em manter um livro caixa ou realizar o pagamento aos funcionários. Ela também envolve a tomada de decisões inteligentes que irão ditar o futuro da empresa. Além disso, é quem permite a criação de metas estratégicas a serem batidas pelo negócio.


Por isso, se você visa o crescimento saudável da sua franquia, fazer uma boa gestão financeira é uma das primeiras coisas que devem estar no seu radar. Pense que é ela que irá ditar o panorama preciso do seu negócio e te deixará ciente do quanto você tem a pagar, a receber e o quanto pode investir para o seu crescimento.


A gestão financeira em franquias


A gestão financeira é essencial em todo formato de negócio. E é claro que, tratando-se de franquias, não poderia ser diferente.


Entretanto, nesses casos, a gestão pode ser facilitada. Afinal, o franqueado, por si só, já opta por esse modelo de negócio exatamente pela franquia ser um sistema mais estruturado e seguro. O empreendedor estará lidando com um negócio que já tem sucesso, está aprovado e pronto para ser operado.


Nesse cenário, a única exigência é seguir as orientações da franqueadora para manter o padrão de qualidade da empresa.


É claro que o franqueado ainda tem um importante papel de empreendedor, já que, mesmo com todo o suporte da rede, existem cuidados que deverão ser tomados por ele. Por exemplo, a manutenção e contratação de colaboradores, o contato com fornecedores e demais questões relacionadas com o seu ponto de venda. Ainda assim, seu papel na gestão financeira é menor quando comparado com o franqueador.


Assim, para quem deseja empreender, apostar no franchising pode ser uma excelente opção para dar o primeiro passo. Afinal, além de abrir um negócio que já tem sucesso garantido, o cuidado com a gestão financeira é menos complicado.


Impactos da gestão financeira para o seu negócio


A gestão financeira tem impacto direto no sucesso da sua franquia. Fazendo um bom controle financeiro, por exemplo, você saberá quais são os seus produtos que têm mais giro, se há períodos de sazonalidade, se há a possibilidade de fazer novos investimentos no empreendimento, se há a necessidade de fazer empréstimos, entre outros.


Conforme já falamos anteriormente, é essa gestão financeira que ditará os passos a serem seguidos pelo seu negócio. E por isso ela é tão impactante.



De modo geral, os benefícios de apostar em uma boa gestão financeira para franquias é ter:

  • Controle rigoroso das transações e do fluxo de caixa;

  • Acompanhamento preciso das contas a pagar e a receber;

  • Possibilidade de classificar de forma clara as despesas em custos fixos e variáveis

  • Organização dos registros, documentos e notas relacionadas ao seu negócio;

  • Comunicação facilitada entre você, o franqueador e os seus colaboradores - afinal, você tem o registro de todos os dados e saberá o que pedir/reportar a cada um deles;

  • Definição do valor a ser retirado pelos sócios;

  • Acompanhamento preciso da evolução da franquia a partir da sua rentabilidade e lucratividade.


5 dicas para fazer a gestão financeira para franquias com excelência


1. Entenda funciona o franchising

O primeiro passo para fazer uma boa gestão financeira para franquias é compreender exatamente como funciona o negócio de franchising. Afinal, ele envolve taxas (como os royalties, por exemplo) e conta com outros profissionais envolvidos (franqueador, franqueados e colaboradores). Além disso, conta com processos que fazem parte da rotina, como treinamentos, manuais e reuniões.


Nada disso é grande novidade para o empreendedor que irá apostar no modelo de franquias. Porém, é importante ter esse conhecimento e saber que é importante alocar gastos para essas ações.


2. Faça um planejamento financeiro


É claro que fazer uma boa gestão financeira para franquias envolve o planejamento financeiro, não é mesmo? Por isso, lembre-se de que a franqueadora irá, sim, repassar uma série de orientações e documentos que facilitam o seu trabalho de gestão. Entretanto, é essencial entender que a sua unidade é um negócio independente e isso requer um planejamento financeiro específico para o seu ponto.


Nesse planejamento, acrescente informações como:

  • Previsões de entrada e de saída de recursos;

  • Despesas fixas e variáveis;

  • Gastos com maquinário e colaboradores;

  • Taxa de propaganda e royalties;

  • Capital de giro estimado - haverá dinheiro para investir mais na unidade ou agora não é o momento?


Caso necessário, não hesite em recorrer a profissionais da área financeira. Eles podem te ajudar a compreender melhor esses números e a estabelecer um bom planejamento.


3. Tenha conhecimento e controle dos seus gastos


Novamente, contar com o suporte da franqueadora é um ponto positivo na hora de fazer a sua gestão financeira. Entretanto, lembre-se de que você tem gastos diversos que deverão ser controlados por você.


Conforme falamos no tópico anterior, é importante separar os gastos por categorias. Esses gastos podem ser entendidos como um investimento em manter o padrão de qualidade da marca. Por isso, saber quais são eles é uma tarefa obrigatória para o sucesso da sua franquia.


Saiba que a falta de controle e organização com os números é um erro comum entre os pequenos empreendedores. Isso acontece porque é comum que você foque na área operacional do ponto de venda e queira “fazer acontecer”. Entretanto, nunca deixe de lado a parte administrativa.


Busque ler sobre o assunto (é o que você está fazendo no momento, veja só!) e especializar-se. Sempre é possível aprender mais!


4. Use a tecnologia a seu favor


Esqueça as anotações feitas à mão e aproveite todas as facilidades oferecidas pela tecnologia. Ela é uma grande aliada na gestão financeira para franquias.


Essas ferramentas facilitam na hora de manter o controle dos seus negócios e visualizar de forma mais ágil todos os dados relacionados com os seus gastos e investimentos. A tecnologia reduz custos, economiza tempo, ajuda a identificar oportunidades para desenvolver seus negócios e minimiza as chances de erro.


5. Não hesite em pedir ajuda quando necessário


Lembre-se de que, ao abrir uma franquia, você é, sim, responsável pelo sucesso do empreendimento. Entretanto, o franqueador também deseja que você tenha êxito nessa missão. Por isso, ele estará à disposição para te ajudar quando for necessário. Assim, se precisar de auxílio, orientação ou de um novo treinamento, por exemplo, busque essa ajuda com o franqueador.


Pois bem, agora que você já sabe mais sobre como funciona a gestão financeira para franquias, ficou interessado em abrir a sua? Se essa é uma ideia para o momento, aproveite para conhecer e seja um franqueado Cookie Stories! A marca está em crescimento e aberta à prospecção e a criação de novas franquias. Visite o site e saiba mais!


Referências: Central do Franqueado, Sua Franquia, Blog F360

13 visualizações0 comentário
penta_3.png

voltar